terça-feira, 26 de outubro de 2010

Aerosmith - Biografia

  •     

1964

Em 1964, Stephen Victor Tallarico forma sua primeira banda "a sério", The Strangeurs, em Sunapee, NH, na qual ele era baterista. Tallarico, mais tarde, muda o nome da banda para Chain Reaction, escrevendo músicas com o tecladista, Don Solomon (com quem ele co-escreveu "Woman Of The World"). A banda também tocava covers Beatles, Stones, Animals e Yardbirds.

1966

Com 18 anos, Stephen Tallarico entra em estúdio pela primeira vez, junto com sua banda Chain Reaction, para gravar dois singles: "The Sun / When I Needed You" e "You Should Have Been Here Yesterday / Ever Lovin' Man" Enquanto isso, Anthony Joseph Perry e Thomas William Hamilton formam a "Pipe Dream" em Sunapee, NH, a qual em 1969 havia virado a "Jam Band", com influências de blues.

1967/1968

Março - o Chain Reaction abre quatro shows para os Yardbirds. Um deles, em Nova Iorque no Anderson Theater, é gravado e lançado como o controverso "Live Yardbirds". Outubro, NYC - Tallarico, ainda com o Chain Reaction, é convidado para fazer background vocal para o The Left Banke, que fez sucesso com "Walk Away Rene". “Ele estava com fome e era um bom cantor, então eu o trouxe.” – Tom Finn, Bass Player, The Left Banke.

1969

De vez em quando o Chain Reaction tocava em grandes lugares abrindo shows para: The Byrds (no County Center em White Plains), The Beach Boys (Iona College) e para a última formação do Yardbirds com Jimmy Page (Staples High School em Connecticut). A Chain Reaction e a Jam Band tocam em Sunapee, NH, no "The Barn". Tallarico ouve a Jam Band tocando "Rattlesnake Shake" do Fleetwood Mac. “Eles tocaram essa música tão bem que eu soube que se eu pudesse me juntar a esses caras, nós poderíamos obter o mesmo feeling com algumas músicas que eu tinha escrito, então eu me juntei a eles... EU adorei o estilo de Joe. Ele sempre tocava desafinado e de qualquer jeito, e eu simplesmente adorei isso.” – Steven Tyler em entrevista à Circus Magazine, Junho de 1975. O elemento mais vital e (muitas vezes) omitido foi sintetizado nessa união. A capacidade de improvisar da Jam Band se fundiu com sucesso à unidade e à disciplina da Chain Reaction para produzir o som furioso mas constante que nós conhecemos como Aerosmith.

1970

O Aerosmith é bem recebido pelo seu primeiro público, da Nipmuc Regional High School em Mendon, MA, no fim do Outono (do Hemisfério Norte). O recém-nomeado Aerosmith faz shows do lado de fora do prédio de estudantes da Universidade de Boston, reconhecendo que se aproximar de seus fãs é a chave para o sucesso. A banda, que dividia um apartamento na cidade, na Commonwealth Avenue, 1325, estava nas melhores condições possíveis para um jovem grupo de rock’n’roll. “Estávamos em seis, alguns de nós moravam na cozinha, comendo arroz integral e sopa Campbell. Naquela época, sabe, quando um quarto de cerveja era o paraíso. Foi um período difícil mas muito bom. Durante o almoço nós montávamos todo o nosso equipamento do lado de fora da Universidade de Boston, na praça principal, e começávamos a tocar. Era basicamente assim que ganhávamos publicidade. Nunca tivemos muito espaço nas revistas e jornais.” – Steven Tyler em entrevista à Circus Magazine, Junho de 1975.

1971

O guitarrista Ray Tabano abandona a banda e volta anos depois como membro da equipe e depois Diretor de Marketing. Ele lança o primeiro fã-clube do Aerosmith e trabalha no desenvolvimento de mercadorias relacionadas à banda. Tabano é substituído por Brad Earnest Whitford, que tinha se iniciado no rock n' roll aos 16 anos, e tocado para bandas como Teapot Dome, Earth, Inc. e Cymbals of Resistance. A essa altura a banda ganhava cerca de $300 por noite, fugia de avisos de despejo e roubava comida de supermercados para sobreviver. Ainda uma banda independente, eles competem pela atenção da mídia local com outros como J. Geils e The Modern Lovers. Aqueles anos iniciais da banda não foram vencidos sem o elemento imprescindível a qualquer banda de rock’n’roll da história – pura sorte. Eles batalharam e a recompensa estava a caminho. John O’Toole deixa o Aerosmith praticar de graça no Fenway Teather. Ele acaba gostando da banda e traz seu amigo Frank Connoly, a primeira pessoa com alguma importância comercial a ter mais do que um palpite passageiro sobre a banda. “Frank foi o primeiro cara que entendeu, foi ele quem disse que nós estávamos no caminho certo” – Brad Whitford

1972

Steven Tallarico muda seu nome para Steven Tyler. Verão – o Aerosmith consegue um contrato de $125.000 com a Columbia, após um show no New York’s Max’s Kansas City, onde Clive Davis os vê tocando. A música “No Surprize” se refere a esse evento. A banda entra no estúdio Intermedia Sound para gravar seu LP de estréia, produzido por Adrian Barber. O álbum foi gravado e editado em apenas duas semanas.

1973

Janeiro - o primeiro álbum, "Aerosmith", é lançado pela Columbia Records. A banda começa a turnê de divulgação do primeiro álbum, abrindo shows para bandas como Mott the Hoople, The Kinks, Hawkwind e Mahavishnu Orchestra. O primeiro LP é vendido mais rapidamente que qualquer outro álbum em Boston na época e recebe uma ótima resenha da Creem Magazine, enquanto permanece basicamente invisível para o resto da mídia. Junho –  o single "Dream On"/"Somebody" é lançado. "Dream On" tornou-se a música número um do ano em duas rádios populares de Boston (WVBF - Framingham, e WBCN - Boston).

1974

Março – a banda acaba de gravar “Get Your Wings” no Record Plant em Nova Iorque e lança seu primeiro single, “Same Old Song and Dance”/”Pandora’s Box”. O álbum recebe a primeira menção na revista Circus Magazine, como um dos “Ace Albums” do ano. A Circus Magazine publica um artigo sobre o Aerosmith. Abril – Carta aos editores da Circus Magazine: “Gostaria de mais informações sobre um grupo fantástico chamado Aerosmith. Eles são muito conhecidos em Boston e Nova Iorque. Seu single “Dream On” é a música número um de duas estações populares. Eles também estiveram em turnê recentemente com Mott the Hoople, e fazem um show incrível! O vocalista Steven Tyler realmente sabe como agradar a platéia, e eu espero ouvir mais deles nas próximas edições.” – Ann Marie Foley, Waltham, MA Setembro – É lançado o single “Train Kept a Rollin’”/”Spaced” (uma sobra do Chain Reaction).

1975

Começo do ano – Get Your Wings recebe um disco de ouro. Fevereiro – “S.O.S. (Too Bad)”/”Spaced” é lançado. Abril – Toys In The Attic, gravado em Nova Iorque na Record Plant, entre no Top 20. Maio – “Sweet Emotion”/”Uncle Salty” é lançado, e entra no Top 40 da Billboard. Agosto – “Walk This Way”/”Round and Round” é lançado. Novembro – “You See Me Cryin’”/”Toys In The Attic” é lançado. O Aerosmith continua em turnê e os locais vão ficando maiores. A cobertura da imprensa começa a aparecer. A banda toca em frente a um público de 80 mil pessoas no Detroit Lion’s Stadium, Pontiac Michigan. O The Boston Phoenix publica uma foto de Steven Tyler na capa com a manchete “A maior exportação de Boston”. O Aerosmith vira atração principal dos shows e, junto com ZZ Top e Kiss, uma das maiores atrações do país. “Nós éramos uma banda americana, éramos a banda de garagem que havia dado certo – a maior banda festejada. Nós éramos os caras que você realmente podia assistir. Nos anos 70, não era como se o Led Zeppelin estivesse em turnê nos EUA toda hora. Os Stones não passavam sempre na sua cidade. Nós sim. Você podia contar com a gente pra ter um show.” – Joe Perry.

1976

Fevereiro – impulsionados pelo recente sucesso, a banda começa a gravar seu quarto álbum, Rocks, no The Wherehouse em Waltham, MA e no Record Plant Studios, Nova Iorque. Maio – Rocks, muitas vezes considerado o melhor álbum do grupo, é lançado e imediatamente ganha um disco de platina. Steven aparece na capa da Rolling Stone deitado numa cama mostrando sua tatuagem do braço. A revista tem um artigo de seis páginas entitulado “O Rock Dançante do Aerosmith, Música para a Nova Idade da Pedra” (Aerosmith’s Wrench Rock, Music for the New Stone Age) A banda embarca numa turnê por 58 cidades dos EUA. O Aerosmith é votado como a banda número um e Rocks é o álbum número um em enquete da Creem Magazine. Maio – “Last Child”/”Combination” é lançado. Agosto – “Home Tonight”/”Pandora’s Box” é lançado. Novembro – “Walk This Way”/”Uncle Salty” é relançado e chega ao Top 10 da Billboard. Novembro – “Dream On”/”Sweet Emotion” é relançado. “Dream On” alcança o terceiro lugar das paradas na Billboard.

1977

Começo de 1977 – a banda começa sua primeira turnê no Extremo Oriente, no Japão. Março – “Back In The Saddle”/”Nobody’s Fault” é lançado. A banda monta seu quartel num convento quieto de 300 quartos conhecido como The Cenacle para gravar seu quinto álbum, Draw The Line. “Sessenta acres com uma casa enorme, eu não sei quanto custou, mas foi uma atrocidade. Nós tínhamos motos e Porsches, e passávamos pelas redondezas aterrorizando todo mundo. Nós levávamos nossos amigos e ficávamos atirando. Nós nos divertimos muito por lá.” – Joe Perry, para a Creem Magazine. Enquanto voltava do estúdio de carro uma noite, Joey Kramer sofre um acidente de carro. Verão – o Aerosmith começa sua segunda turnê européia. Outubro – o single “Draw The Line” é lançado. Dezembro – Draw The Line, lançado pela Columbia Records, ganha disco de platina mais rapidamente que qualquer outro álbum anterior da banda. A banda começa sua “Draw The Line Tour”, que passa por 1978 até o começo de 1979.

1978

Verão – Aerosmith e Ted Nugent encabeçam o “California Jam II”, o maior festival de rock da segunda metade da década de 70, e aparecem no álbum duplo lançado posteriormente. O grupo paga $3.650 de fiança para soltar 52 fãs presos por violar a ordem de não fumar durante um show em Fort Wayne, Indiana. A banda continua fazendo shows sem parar o ano inteiro. O Aerosmith finaliza a turnê tocando no “Paradise” de Boston sob o nome de “Dr. J. Jones and the Interns”. Algumas músicas gravadas durante este shows estão no “Live! Bootleg”. Outubro – O Aerosmith faz sua estréia em Hollywood com uma aparição no filme “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, de Robert Stigwood, como a “Future Villian Band”. “Live! Bootleg” é lançado pela Columbia Records. “O que Live! Bootleg deixa claro, enquanto mostra o melhor de seus álbuns anteriores, é que o Aerosmith realmente é uma das melhores bandas de hard rock já originadas nos EUA. Eu não acho que eles tenham se unido para ser um grupo importante: não há mensagens grandiosas para passar, nem grandes causas para apoiar. Eles só queriam ser uma banda famosa de rock’n’roll, fazer parte da segunda geração de seus heróis de guitarra-mais-vocal.” – Billy Altman, na Creem Magazine.

1979

A banda finalmente pára para descansar, após sete anos na estrada. O Aerosmith começa a trabalhar em seu sétimo álbum, “Night In The Ruts”. Após algumas rixas internas com a banda, Joe Perry deixa o Aerosmith para posteriormente se dedicar ao “The Joe Perry Project”. Jimmy Crespo, ex-integrante do Flames, substitui Joe Perry como guitarrista principal. A banda sai em turnê com a nova formação para divulgar o Night In The Ruts.

1980

O disco Greatest Hits é lançado pela Columbia Records. The Joe Perry Project lança seu álbum de estréia, Let The Music Do The Talking, que dá à banda um relativo sucesso graças à faixa-título. Os conflitos continuam no Aerosmith, e Brad Whitford também sai do grupo.

1981

O guitarrista Brad Whitford se junta a Derek St. Holmes, que já havia tocado com Ted Nugent, para gravar Whitford/St. Holmes. Rick Dufay substitui Brad Whitford na guitarra. O Joe Perry Project lança I’ve Got The Rock’n’Rolls Again. Steven Tyler passa a maior parte do ano se recuperando de um acidente de moto.

1982/1983

Agosto – Rock In A Hard Place é lançado pela Columbia Records. A banda sai na “Rock In A Hard Place Tour” com Jimmy Crespo e Rick Dufay nas guitarras. A turnê continua até o começo de 1984. O Joe Perry Project grava Once A Rocker, Always A Rocker pela MCA Records. Brad Whitford se junta a Joe Perry para tocar em vários shows.

1984

Fevereiro – Dia de São Valentim, após um longo período muito divulgado de desavenças entre Perry e Tyler, Perry e Whitford visitam sua velha banda no backstage após um show no Boston Orpheu’s Theater. As feridas começam a cicatrizar... Abril – É feito o anúncio de que a formação original do Aerosmith se reunirá e sairá em turnê. A banda se une ao A&R (pessoa responsável por fazer a conexão entre banda e gravadora) John Kalodner, que consegue um contrato para a banda com a Geffen. Kalodner continua envolvido com a banda até hoje. O Aerosmith começa a ensaiar no Glen Ellen Country Club, em Millias, MA. “Você tinha que sentir a energia no momento em que nós cinco nos juntamos na mesma sala pela primeira vez novamente. Nós todos começamos a rir. Era como se os últimos cinco anos nunca tivessem passado. Nós sabíamos que estávamos no caminho certo.” – Steven Tyler A banda lança sua turnê “Back In The Saddle”, com 70 shows marcados. “Eu sei que todo mundo vai perguntar se nós voltamos por causa do dinheiro, e é claro que sim. Não, é bom ter o dinheiro entrando, mas o motivo foi definitivamente o prazer de tocarmos juntos de novo.” – Joe Perry em entrevista à Rolling Stone. Após entrevistar a banda, um jornalista observa: “Ouvir Perry e Tyler falando sobre a carreira, seu entusiasmo pelo rock bom, rápido e pesado, e sua camaradagem, elimina qualquer noção de que eles estão fazendo isso apenas pelo dinheiro. Eles estão claramente transbordando de entusiasmo com o novo material e a chance de voltar ao centro da cena do rock’n’roll.” – Jim Moran Sweet Potato O rádio e a TV americana são inundados por inúmeras bandas jovens de heavy metal, muitas evidentemente influenciadas pelo Aerosmith. “Nós construímos a estrada, então por que não entrar nos nossos carros e passar por ela de novo?” – Steven Tyler “É melhor o Quiet Riot e todos esses caras de couro e tachas e pilhas de amplificadores Marshall desligados prestarem atenção. Nós somos a banda sobre a qual sua mãe te alertou.” – Joe Perry

1985/1986

Ano-Novo – o Aerosmith chega ao ápice da turnê “Back In The Saddle” com dois shows lendários no Orpheum Theater de Boston. Julho – o Aerosmith entra no estúdio para gravar Done With Mirrors, com Ted Templeman como produtor. Novembro – Done With Mirrors é lançado pela Columbia Records. A banda começa uma turnê mundial para divulgar o novo álbum. A banda no geral está extasiada por estar de volta e em turnê. “Eu sinto como se tivéssemos voltado dez anos no tempo. Eu sinto como se a banda nunca tivesse estourado e nós estivéssemos reconstruindo tudo desde começo.” – Steven Tyler O Aerosmith volta às paradas pela primeira vez em seis anos, unindo-se ao Run-DMC para um remake de “Walk This Way” produzido por Rick Rubin. Os rappers já tocavam a música nos clubes há um tempo.

1987

“Nós enfrentamos nossos problemas e encontramos nossa essência.” – Brad Whitford O Aerosmith lança seu nono álbum de estúdio, Permanent Vacation. Ao alcançar platina tripla, o disco merecidamente põe o grupo de volta em uma posição digna no mercado musical e, mais importante ainda, nos ouvidos e corações do público – os fãs. “O Aerosmith não perdeu em nada seu direito à imagem de bad boys, e seus shows estavam entre os melhores de sua longa carreira. Até os críticos gostaram mais deles depois disso.” – Rolling Stone Encyclopedia of Rock and Roll.

1988

Setembro – o Aerosmith ganha seus primeiros prêmios no MTV Music Awards por: Best Group Video (Dude Looks Like a Lady) e Best Stage Performance in a Video (Dude Looks Like a Lady). “Rag Doll” e “Angel” levam a banda à parada da Billboard. “Angel” chega à 3ª posição, empatando com o relançamento de “Dream On” de 1976 como seu single de melhor colocação.

1989

Setembro – Pump, seu décimo disco de estúdio, chega à 5ª posição nas paradas e ganha platina múltipla. Setembro – o Aerosmith é indicado para Best Heavy Metal Video no MTV Awards por “Rag Doll”. O vídeo “The Making of Pump” é lançado. “Things That Go Pump In The Night” é lançado.

1990

O Aerosmith faz uma pausa merecida e começa a escrever material novo para o próximo álbum. “What It Takes” atinga a 9 ª posição nas paradas. Agosto – Donnington Park, Inglaterra – o ídolo Jimmy Page sobe ao palco com a banda para tocar “Train Kept a Rollin’”, um velho clássico do Yardbird que o Aerosmith regravou nos anos 70. A banda faz um show “secreto” no Marquee de Londres. Jimmy Page se junta ao grupo durante seis músicas. - Setembro – O Aerosmith recebe dois MTV Music Awards: Best Metal/Hard Rock Video (“Janie’s Got a Gun”) e Viewers Choice Award (“Janie’s Got a Gun”)

1991

O Aerosmith assinam um novo contrato com a Sony Music. A banda recebe um Grammy por “Janie’s Got a Gun”. É lançado o “Pandora’s Box”, uma caixa com três CDs. O Aerosmith participa de um episódio de “Os Simpsons”. O grupo entra para o The Boston Garden Hall of Fame. Setembro – A banda recebe um MTV Music Awards por Best Metal/Hard Rock Video com “The Other Side”.

1992

O Aerosmith granha os prêmios de “Outstanding Rock Band” e “Best Rock Video” no Boston Music Awards. Na luta contra a censura, o grupo doa 10 mil dólares ao List Visual Arts Centers do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em favor de uma exibição de fotografias e esculturas com teor sexual explícito, já que o National Endowment For The Arts havia cortado o patrocínio. A banda grava um vídeo para o “Rock The Vote”, uma campanha de TV para encorajar os jovens americanos a votar nas eleições presidenciais.

1993

“Get a Grip” é lançado, alcançando a 1ª posição das paradas e vendendo mais de cinco milhões de cópias. Setembro – o Aerosmith toca no Jones Beach Theater de Long Island e no Madison Square Garden de Nova Iorque, levando Ira Robbins, do Newsdays, a escrever: “O que quer que seja que alimenta a chama do Aerosmith após todos esses anos (suco de cenoura? macarrão? leite de magnésia?) deve ter sido muito bem estocado no backstage. As apresentações da banda ao vivo só ficavam mais marcantes ao passo que seus estilos de vida o levavam a um estado anestésico no palco.” A Sony/Columbia relança todos os 12 álbuns da banda gravados pela Columbia na caixa Box of Fire. O Aerosmith ganha um prêmio no MTV Music Awards com “Livin’ On The Edge”, na categoria Viewer’s Choice Award. Os singles “Livin’ On The Edge”, “Cryin’”, “Crazy” e “Amazing” fazem sucesso na Billboard, colocando a banda de volta em seu lugar de direito como uma das bandas mais populares do mundo.

1994

Agosto – O Aerosmith faz uma apresentação maravilhosa no Woodstock ’94 como a atração principal da noite de Sábado, que também teve Metallica, Blind Mellon e Nine Inch Nails, em meio a uma chuva torrencial seguida de uma espetacular queima de fogos. A turnê mundial “Get a Grip” passa pela América do Norte, Canadá, Europa e Japão. A banda toca “Livin’ On The Edge” no Grammy Awards e ganha o prêmio de “Best Performance by a Duo or a Group” pela mesma. O vídeo de “Cryin’” é votado o melhor de todos os tempos (#1 All Time Favorite Video) pela audiência da MTV. A música também ganha os prêmios de Best Video, Best Group Video e Viewer’s Choice Award. O Aerosmith é homenageado no People’s Choice Awards e no American Music Awards. O Aerosmith ganha seu próprio videogame, Revolution X. A banda passar pela América Latina pela primeira vez, é a atração principal do Hollywood Rock Festival no Rio e faz shows em estádios da Argentina.

1995/1996

A banda ganha seu terceiro Grammy no 37th Annual Grammy Awards por “Best Performance By a Duo or Group with Vocal”, com “Crazy”.

1997

“Nine Lives” estréia na primeira colocação da parada da Billboard logo na primeira semana de lançamento. O site oficial do Aerosmith, www.aerosmith.com, estréia com 550 mil acessos nas primeiras 24 horas. A banda lança uma versão de “Nine Lives” com um extra que permite ao usuário tocar junto com a banda em três músicas. A turnê mundial começa em Newcastle, Inglaterra, dia 8 de Maio. Após quatro semanas do lançamento, o álbum ganha disco de ouro em seis países, platina em um e platina dupla em outros dois. O Aerosmith ganha o Best Rock Video Award da MTV com “Falling In Love Is Hard On The Knees” (o primeiro single de Nine Lives). O Aerosmith é o ganhador do Nordoff Robbins Silver Cleff Award de 1997, e arrecada mais de 800 mil dólares para a fundação. A biografia oficial da banda, “Walk This Way”, é lançada dia 10 de Setembro pela AVON.

1998

O Aerosmith é indicado para dois Grammys: Best Rock Album (Nine Lives) e Best Rock Performance By a Duo or Group (Falling In Love Is Hard On The Knees). A banda ganha o prêmio de Best Rock Album no Boston Music Awards de 1998, Steven Tyler ganha o prêmio de Best Vocalist. Versões britânicas e japonesas da biografia “Walk This Way” são lançadas em 15 de Janeiro e 25 de Fevereiro, respectivamente. Março – O Aerosmith faz shows com ingressos esgotados nos estádios “Dome” do Japão, e são os primeiros artistas estrangeiros a atingir tal façanha. O Aerosmith participa de um chat com 5 mil pessoas pelo Yahoo no Japão. O 12° álbum de estúdio da banda, Nine Lives, recebe platina dupla nos EUA. Steven Tyler fere o joelho durante um show em Anchorage, Alaska (29 de Abril). O Aerosmith é forçado a adiar 18 shows na América do Norte e 20 na Europa. Esta foi a primeira vez que a banda teve que remarcar vários shows. Devido a queimaduras de 2° grau que Joey Kramer sofreu durante um incêndio num posto de gasolina (15 de Julho), a turnê do verão teve suas datas até 9 de Setembro adiadas. 13 shows foram remarcados. Abril – O Aerosmith grava a música-tema do filme Armageddon, “I Don’t Want To Miss A Thing”. O single se espalha pelas rádios de todo o mundo. Armageddon: The Album é lançado nos EUA dia 23 de Junho, contendo quatro faixas do Aerosmith: “I Don’t Want To Miss a Thing”, “What Kind Of Love Are You On?”, “Sweet Emotion” e “Come Together”. Todas elas são tocadas no filme. Armageddon: The Album alcança a 1ª colocação no Top 200 da Billboard uma semana após sua estréia na 4ª posição, e permanece assim por duas semanas. Em quatro semanas o álbum ganha um disco de platina. O Aerosmith se apresenta na premiére de Armageddon, no dia 29 de Junho no The Kennedy Space Center. (Steven Tyler sobe ao palco com um suporte metálico para a perna.) A exposição sobre o Aerosmith no Rock and Roll Hall of Fame é montada em Abril de 1998. Agosto – “I Don’t Want To Miss a Thing” de Armageddon: The Album alcança a 1ª posição nos Hot 100 Singles da Billboard. Esta foi a primeira vez em que a banda teve um single no topo da parada. A banda vai pessoalmente receber dois prêmios no MTV Music Vídeo Awards: Best Rock Video (Pink) e Best Video From a Film (I Don’t Want To Miss a Thing). “O que prevalece na minha cabeça sobre o Aerosmith é que nós ainda estamos juntos. O que quer que nós tenhamos feito, ou que nós nos tornamos, é secundário em relação ao fato de que ainda estamos fazendo tudo isso. Eu ainda amo esses caras. Eu não estou dizendo que foi fácil, porque as drogas se apoderam e acabam com você. Mas não foi nada que nós injetamos ou cheiramos que nos trouxe até aqui – foi a atitude ‘deixa-pra-lá’ de Joe Perry, mordaz como ele é, o ouvido de Brad Whitford, a simplicidade bem-direcionada de Tom Hamilton e a habilidade de Joey Kramer. Manter a banda unida tem sido a melhor e mais árdua tarefa de nossas vidas. Já faz um bom tempo. Então de todas as músicas e de todas as coisas ligadas ao Aerosmith, o mais impressionante é que nós ainda estamos tocando e ainda estamos nos divertindo.” – Steven Tyler

1999

O Aerosmith e indicado para três Grammys: “Best Rock Performance by a Duo or Group With Vocal” e “Best Short Form Music Video” por “Pink” e “Best Pop Performance by a Duo or Group With Vocal” por “I Don’t Want To Miss a Thing”. A banda ganha apenas o primeiro prêmio, mas se apresenta tocando “I Don’t Want To Miss a Thing”. Steven Tyler e Joe Perry gravam a música “Roots, Rock, Reggae” para o álbum “ Bob Marley: Chant Down Babylon” Diane Warren é indicada ao Oscar de Best Original Song From A Motion Picture por “I Don’t Want To Miss a Thing”. Liv Tyler apresenta a banda, porém a música não ganha o Oscar. O Aerosmith ganha o prêmio de “Best Video” (I Don’t Want To Miss a Thing) e Steven Tyler o de “Best Male Vocalist” no Boston Music Awards. A trilha sonora de Armageddon ganha platina quádrupla em 5 de Maio. A banda ganha o prêmio de “Best Song From a Movie” no MTV Movie Awards. É lançada oficialmente a “Rock ‘N Roller Coaster” no parque MGM Studios em Orlando, no dia 29 de Julho. Steven Tyler e Joe Perry tocam “Walk This Way” junto com Run DMC e Kid Rock no MTV Music Awards. O Aerosmith recebe o “Life Time Achievement Award” no Billboard Music Awards. A banda faz um show em Osaka na virada do ano.

2000

Abril – O Aerosmith começa a gravar “Just Push Play” no Boneyard e no Bryar Patch. Agosto – A banda escreve Jaded. Outubro – O Aerosmith contribui para a trilha sonora de As Panteras com “Angel’s Eye”.

2001

6 de Janeiro – A banda aparece no American Music Awards e lança seu novo single “Jaded”. A apresentação conta com integrantes do Cirque de Soleil. Eles também ganham o “International Artist Award”. 28 de Janeiro – O Aerosmith se apresenta no intervalo no Superbowl 35 junto com *N Sync, Britney Spears, Mary J. Blige e Nelly. Eles tocam “Jaded”, “I Don’t Want To Miss a Thing” e “Walk This Way”. 29 e 31 de Janeiro – A banda grava o vídeo de “Jaded”. 6 de Março – O álbum “Just Push Play” é lançado e estréia no 2º lugar das paradas da Billboard. 19 de Março – A banda entra para o Rock and Roll Hall of Fame e é apresentada por Kid Rock. 12 e 13 de Maio – A banda grava o clipe de “Fly Away From Here”. 28 de Maio – Steven Tyler canta o hino americano na Indianápolis 500 e recebe críticas por ter alterado o último verso. 6 de Junho – A “Just Push Play Tour” começa em Hartford, CT. Agosto – O Aerosmith grava o clipe para seu novo single, “Sunshine”.

2002

Fevereiro – O Aerosmith termina sua “Just Push Play Tour” com seis shows no Japão. Fevereiro – Steven Tyler, Joe Perry e Martu Frederiksen vão para Maui, no Havaí, e escrevem “Girls of Summer” e “Lay It Down”. Junho – Steven Tyler grava sua participação no clipe de “Girls of Summer” em Miami. 12 de Junho – Steven Tyler e sua família gravam uma participação num episódio de Lizzie McGuire. 25 de Junho – A banda lança a coletânea “O Yeah”. 13 de Agosto – Início da “Girls of Summer Tour” em Holmdel, NJ. 1º de Setembro – Estréia do episódio sobre o Aerosmith do VH1 Behind The Music. *Neste meio tempo, a banda foi homenageada pela MTV no especial MTV ICON, onde várias outras bandas tocaram coveres do aerosmith e deram depoimentos sobre a influência do aerosmith em suas carreiras.

2003

AC/DC é introduzido ao Rock Hall of Fame e Steven Tyler foi um convidado especial que apresentou-se com a banda. 24 de Março - O clipe de ''I Don't Want To Miss A Thing'' é censurado na MTV Europa pelo motivo de estarem em guerra. A tv disse que a guerra deixou seu público muito sensível, por isso não seria de bom gosto exibir filmes que pudessem ofender a população, no caso, ''I Don't Want To Miss A Thing'' foi censurado por conter cenas do filme armaggedon. Junho - Joey Kramer é homenageado em sua terra natal por honrar o nome de sua cidade com o Aerosmith. 2 de Agosto - Começa a Tour conjunta de KISS e Aerosmith. O Aerosmith mostra ao vivo algumas canções do futuro álbum blueseiro, Honkin' On Bobo. 16 de Agosto - Devido ao maior apagão da história dos EUA, Aerosmith e KISS cancelam o show em Detroit. 5 de Novembro - Steven recebe uma homenagem por estar longe das drogas há 17 anos. 30 de Novembro - Foi proclamado em New Hampshire ''O dia Aerosmith'', que oficialmente foi simbolizado como o dia 24 de Novembro.

2004

30 de Março - Honkin' On Bobo é lançado finalmente, após um atraso de 6 meses. Aerosmith inicia turnê conjunta com osveteranos do Cheap Trick. 14 de dezembro - Steven Tyler vira avô com o nascimento de Milo, filho de Liv Tyler. O Aerosmith entra em férias. Joe Perry inicia as gravações de seu novo cd solo.

2005

3 de Maio - Joe Perry lança seu novo cd solo. Aerosmith lança seu cd ao vivo (gravações de 2002) entitulado ''Rockin'The Joint''. Aerosmith inicia turnê conjunta com Lenny Kravitz. Jesse substitui o pai, Joey Kramer (com o ombro machucado), na bateria nos dois primeiros shows da nova turnê do Aerosmith.

Nenhum comentário: